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segunda-feira, 1 de julho de 2013

Como o SBT exibiu sua marca na camisa do Vasco, em 2001, se é proibido?


Lei Pelé proíbe empresas de mídia anunciando em clube

Romário veste a camisa do Vasco com a logomarca do SBT: provocação de Eurico miranda à cobertura da Globo
Romário veste a camisa do Vasco com a logomarca do SBT: provocação de Eurico miranda à cobertura da Globo / Crédito:
Desde 1998, o artigo 27, parágrafo 5º da Lei Pelé, proíbe empresas de mídia anunciando em clube. “Ficam as detentoras de concessão, permissão ou autorização para exploração de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, bem como de televisão por assinatura, impedidas de patrocinar entidades de prática desportiva.” Então como o Vasco usou o símbolo do SBT em 2001?
Simplesmente por vontade de seu então presidente Eurico Miranda, que cedeu o espaço gratuitamente para provocar a Rede Globo, que transmitia o jogo. Vasco e São Caetano decidiram a Copa João Havelange em duas partidas — uma em São Paulo e outra no Rio. O Vasco exerceu seu mando de campo em São Januário.
Houve superlotação e o alambrado cedeu, com cerca de 150 pessoas feridas. A partida foi remarcada para o Maracanã. Eurico acusou a cobertura da Globo de ter forçado a suspensão da partida para não ter de mudar sua programação — o que a emissora nega.
Quando questionado no dia seguinte pelo vice-presidente da emissora de Silvio Santos, José Roberto Maluf, sobre por que exibiu gratuitamente um patrocínio do SBT, o cartola vascaíno classificou a decisão como uma “homenagem” à emissora.

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