Resistente
e leve, o capacete pesa cerca de 1.250 gramas. Ele é feito em camadas
de fibra de carbono, polietileno e fibra de aramida.
Esse colarinho de fibra de carbono é
fixado ao corpoe se liga ao capacete por duas alças. Tem a função de evitar o estiramento das vértebras e impedir a cabeça do condutor de bater no volante em caso de acidente.
fixado ao corpoe se liga ao capacete por duas alças. Tem a função de evitar o estiramento das vértebras e impedir a cabeça do condutor de bater no volante em caso de acidente.
São finas e feitas de tecido resistente
ao fogo com partes de couro somente
nas palmas das mãos e nos dedos
para não tirar a sensibilidade do
contato com o volante.
ao fogo com partes de couro somente
nas palmas das mãos e nos dedos
para não tirar a sensibilidade do
contato com o volante.
É feito de tecidos derivados da fibra
aramida Nomex, um material resistente
ao fogo. Segundo as normas, deve
aguentar pelo menos 12 segundos de
incêndio sem afetar o piloto.
aramida Nomex, um material resistente
ao fogo. Segundo as normas, deve
aguentar pelo menos 12 segundos de
incêndio sem afetar o piloto.
São de couro macio, forrados com tecido
resistente ao fogo. As solas de borracha
são mais finas do que os tênis
convencionais para um contato firme e
certeiro com os pedais.
resistente ao fogo. As solas de borracha
são mais finas do que os tênis
convencionais para um contato firme e
certeiro com os pedais.
No início da F1, os pilotos usavam
camisa de algodão e calça de lona,
capacete de ferro aberto e óculos de
vidro para proteger os olhos. Nos
pés, um sapato comum, feito de
couro ou camurça.
camisa de algodão e calça de lona,
capacete de ferro aberto e óculos de
vidro para proteger os olhos. Nos
pés, um sapato comum, feito de
couro ou camurça.
1953
O uso de capacetes se torna
obrigatório na Fórmula 1.
obrigatório na Fórmula 1.
1958
Durante
toda a década de 1950, a Fórmula 1 amargou 15 mortes de pilotos, e a
temporada mais triste foi a de 1958, com quatro vítimas fatais. Duas
delas foram atingidas por incêndios. O inglês Stuart Lewis-Evans e o
norte-americano Pat O'Connor morreram dessa forma. Em parte, devido à
combinação inflamável dos antigos uniformes: algodão, lona e couro, além
dos acessórios metálicos que agravavam as queimaduras.
Juan Manuel Fangio
Temporadas na F1
1950-1951, 1953-1958
Títulos mundiais
5 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957)
Escuderias
Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari
Investimentos constantes na roupa dos pilotos ao longo dos anos contribuíram para tornar a competição mais segura
CLIQUE ABAIXO E NAVEGUE PELAS DÉCADAS
FIA, Institute Quarterly e Allianz
Nenhum comentário:
Postar um comentário