Governo do Estado entregou 800 equipamentos à corporação na manhã desta quinta. A ação faz parte do programa Estado
Policiais militares que fazem ronda a pé, a cavalo ou em motocicletas vão poder checar a identidade de suspeitos por meio de celulares smartphones. A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira, pelo governador Renato Casagrande, durante a solenidade que entregou 800 equipamentos à corporação. A ação faz parte do programa Estado Presente.
Por meio dos celulares, o policial que abordar uma pessoa poderá digitar o nome dela e consultar a ficha completa. O documento é composto por dados como nome, idade, estatura, cor do cabelo, nome do pai, nome da mãe, e endereço.
O equipamento também contará com informações de restrição judicial, passagem pela polícia, crime cometido e, no caso de pessoas com ficha policial,
aparecerá uma foto.
Outra novidade é a possibilidade da Central da Ciodes poder rastrear os policiais por meio dos celulares. Com isso, será possível saber a exata localização do PM.
O governador Casagrande frisou que os novos aparatos tecnológicos cedidos à PM são uma forma de lutar de forma mais ativa contra a violência, já que o serviço será agilizado, facilitando a prisão de fugitivos ou aqueles com mandato de prisão em aberto.
Aplicativo
O subsecretário de Ações Estratégicas do Estado, Gustavo Debortoli, em entrevista à TV Gazeta, afirmou que será disponibilizado para a população, em aproximadamente 15 dias, um aplicativo para ser instalado em celulares. O programa vai possibilitar a qualquer pessoa, que tenha suspeita sobre a procedência de um veículo, consultar a placa do carro e saber se há restrição de roubo. Com isso, será possível acionar a PM e denunciar o local onde o veículo foi
encontrado.
Novas frotas
O Governo do Estado renovou também a frota da Polícia Civil. Foram adquiridas 70 novas viaturas para substituir as mais antigas, entre picapes e veículos descaracterizados. Também foram compradas 16 novas motocicletas para ajudar na ronda policial.
O investimento total feito pelo Governo, entre os veículos e os celulares smartphones, foi de R$ 4.600.000,00.
Bairro da Penha
Com relação ao Bairro da Penha, o secretário de Segurança Andrá Garcia, afirmou que os aparelhos smartphones vão facilitar o trabalho da PM na região e contribuir com a diminuição do crime. Informou também que o policiamento foi reforçado no bairro e que ações da inteligência da polícia estão sendo realizadas para identificar e prender os criminosos que estão agindo por lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário