Twitter

Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de junho de 2013

Protesto em Vitória termina em quebra-quebra na porta do governador



Reprodução TV VitóriaA manifestação realizada em Vitória, que durante o início da noite foi pacífica, acabou se transformando em quebra-quebra e atos de vandalismo em frente à residência oficial do governador Renato Casagrande (PSB), localizada na Praia da Costa, em Vila Velha.
A confusão aconteceu depois que um dos estudantes atirou uma garrafa de água contra um policial do Batalhão de Missões Especiais (BME) que fazia a segurança do local.
Após a agresão, os homens do BME reagiram atirando bombas de efeito moral, tiros com bala de borrachas e gás de pimenta para dispersar os manifestantes. Algumas portarias de edifícios e carros que estavam próximo à residência oficial do governador foram danificadas.
Carros de equipes de reportagem que cobriam a manifestação também foram atacados pelos estudantes. A bolsa de uma repórter foi furtada durante o protesto. Um manifestante foi preso no momento que tentava depredar a portaria de um edifício.
De acordo com a polícia, ele tem passagem pela Justiça por tentativa de homicídio e agressão à mulher.
O protesto
 Pelo menos 7 mil manifestantes participaram do protesto em Vitória, nesta segunda-feira (17), segundo estimativa da Guarda Municipal de Vitória. Por volta das 17 horas, teve início a concentração em frente ao teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
No local, muitas pessoas confeccionavam cartazes, e pintavam o rosto com as cores da bandeira nacional. Também foram distribuídos panfletos sobre os motivos dos protestos. A maior parte vestia roupas pretas.

Ás 18 horas teve início a caminhada em direção à praça do pedágio da Terceira Ponte. A Ponte da Passagem chegou a ser interditada nos dois sentidos por alguns minutos. Alguns chegaram a sentar no asfalto. Viaturas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Vitória orientavam os motoristas e seguiam à frente dos manifestantes.
Em alguns pontos da Reta da Penha, os manifestantes soltaram bombas, mas não houve confronto com a polícia. Durante todo o percurso os manifestantes chamavam a população para ir à rua. Pedidos de “justiça” e “abaixo a corrupção” foram entoadas em um grande coro durante toda a passeata. Muitos acompanhavam das janelas e varandas de prédios e aplaudiam a manifestação.
Por volta das 20 horas, os manifestantes chegaram à Praça do Pedágio. A Rodosol liberou as cancelas do pedágio para evitar conflito com as pessoas que estiveram no encontro. Alguns chegaram a subir a Terceira Ponte a ponte a pé, e seguiram em direção à Residência Oficial do governador Renato Casagrande. Na região o policiamento foi reforçado pelo Batalhão de Missões Especiais.
A passeata contou com a presença de representantes políticos, entidades sindicais, movimentos estudantis e sociedade civil organizada. Para Vinícius Machado, um dos representantes do movimento estudantil, a tendência é o número de participantes aumente cada vez mais.
“Esse tipo de manifestação representa a insatisfação popular. Foram realizadas grandes obras para a Copa, mas a população não possui saúde, educação, moradia e transporte. Essa é uma onda, que tende a crescer cada vez mais até a Copa no ano que vem”, disse.
Novo protesto na quinta-feira
Na próxima quinta-feira (20), os manifestantes prometem retornar às ruas da capital para mais um dia de protesto. De acordo com os organizadores, novamente, a passeata partirá da Ufes em direção à Terceira Ponte.
Manifestação nacional organizada pela internet
A manifestação realizada nesta segunda-feira (17) aconteceu em várias partes do Brasil. O protesto foi organizado pela internet, e as reivindicações eram diversas. Entre elas, a tarifa zero, o fim da corrupção, maiores investimentos na educação e na saúde. Além disso, todos os movimentos apoiavam os protestos contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo.
No Espírito Santo, a pauta regional de negociação direta contém as seguintes reivindicações:
*Cumprimento das promessas feitas ao movimento contra o aumento.
*Tarifa Zero.
*Não a privatização da BR-101.
*Fim do Pedágio RodoSol/Terceira Ponte.
*Revisão de planilhas do sistema transcol.
*Explicações sobre a redução tarifária
*Fim da Criminalização dos movimentos sociais.
*Novo modelo de mobilidade Urbana para o Estado.
*Criação da universidade Estadual.
*Retirada do atual presidente da Federação Capixaba de Futebol.
*Investigação a Federação Capixaba de Futebol.
Pauta de Lutas:
*Reforma Tributária.
*Pelo direito a liberdade de expressão.
*Apoio as manifestações de SP e RJ.
*Repúdio ás prisões feitas em manifestações por todo Brasil.
*Combate à Corrupção
*Reformas Urbana e Rural.
*Maior investimento em Educação.
*Reforma imediata da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário