Twitter

Total de visualizações de página

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Buscas pelo passageiro que caiu do MSC Fantasia continuam neste domingo


Equipes de resgate permanecem no complexo

*Com informações de Maria Estela Galvão, Daniela Origuela e José Claudio Pimentel
As buscas pelo passageiro do MSC Fantasia, identificado como Luciano De Lucca, vão continuar pela madrugada e manhã deste domingo, ou até que ele seja encontrado. A informação é da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), que permanece de plantão com mergulhadores no Porto de Santos, nas proximidades do Armazém 32, junto às equipes do Corpo de Bombeiros da Cidade. Com sete horas de atraso, o cruzeiro seguiu viagem às 00h20 para o nordeste do país.

As circunstâncias do acidente são investigadas pela Autoridade Marítima e pela Polícia Federal. O que se sabe até o momento é que o homem, de 30 anos e Cidade natal desconhecida, caiu do 11ª andar da embarcação durante a manobra de desatracação, por volta das 18h30 deste sábado. Ele estava hospedado com familiares e amigos na cabine 11.063, com varanda, direcionado ao canal do Estuário.

"Ainda não descartamos nenhuma hipótese", explicou a tenente Roberta Lopes, da CPSP, sobre a possibilidade encontrar a vítima ainda com vida durante a madrugada deste domingo. Segundo informações fornecidas pelo comandante do Fantasia, a queda de Luciano no mar foi flagrada por outros passageiros no lado esquerdo do navio. Um tripulante lançou uma bóia salva-vidas e, imediatamente, abaixou um bote de emergência, visando o resgate. Não houve sucesso.

Logo após a notificação do ocorrido às autoridades, a Polícia Federal isolou a embarcação para realização de perícia. Em seguida, técnicos da CPSP entraram no Fantasia para realizar os trabalhos de praxe. Será instaurado pela Capitania dos Portos um Inquérito Sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com o intuito de apurar as causas determinantes do fato, apontando eventuais responsáveis. O prazo de conclusão é de 90 dias. 
Créditos: Maria Thereza Pimentel/Foto-leitor
Navio foi liberado pouco depois da 00h de domingo. Por volta da meia-noite e meia, podia ser visto da praia
Viagem

A MSC Cruzeiros confirmou na noite deste sábado que uma pessoa caiu da cabine do MSC Fantasia, navio que está atracado no portão 32 do Porto de Santos. Neste momento, 3.765 turistas estão a bordo da embarcação, que desembarcou neste sábado outros 3.597 passageiros. Ele está programado para seguir viagem de sete noites com escalas em Búzios (RJ), Salvador (BA) e Ilha Grande (RJ). A previsão era de que zarpasse às 18 horas.

Em nota, a MSC Cruzeiros informa que ''um hóspede a bordo do navio MSC Fantasia caiu nesta tarde (9/02) de sua cabine, no mar. Não há mais informações neste momento, mas a companhia acionou as autoridades competentes e está acompanhando e colaborando para apuração do caso. O navio sofreu atraso em sua partida e seguirá seu roteiro assim que as autoridades o liberarem''.

No último dia 6 de dezembro, o empresário Teobaldo Perelo, de 53 anos, morreu a bordo da mesma embarcação, após cair de um dos deques (andares) superiores. Na época, a informação foi revelada para A Tribuna por um hóspede da embarcação e confirmada, por meio de nota, pela MSC Cruzeiros. O caso foi registrado na Delegacia Federal de Angra dos Reis (RJ), cidade onde o cruzeiro, inagurado um mês antes (novembro de 2012), escalou.

Movimento

O sábado de Carnaval foi de movimento intenso no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, administrado pelo Concais. Uma operação especial foi preparada para receber os mais de 35 mil turistas que passaram pelo complexo santista para iniciar suas viagens de carnaval a bordo de oito navios.

Costa Fortuna, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Grand Mistral e Splendour of the Seas deixaram o complexo entre às 15 e às 18 horas. Zenith e Soberano, ambos da Pullmantur, atracaram no cais santista no final da tarde. As duas embarcações deixarão a Cidade ainda esta noite. Há informações de que muitas pessoas não foram avisadas pelas agências sobre as mudanças nos horários de saída destas duas embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário